Home

ATUALIDADES

Candidaturas Abertas ao Programa de Apoio à Produção Nacional

Estão abertas as candidaturas para o Programa de Apoio à Produção Nacional, financiado pelo CENTRO 2020, visando apoiar o investimento empresarial na Indústria e no Turismo.

Prazo de candidatura até dia 19 de março de 2021

Os apoios são dirigidos às micro e pequenas empresas para expansão e modernização da sua produção, contribuindo para reduzir a dependência do país face ao exterior. São financiados investimentos em máquinas, equipamentos, serviços tecnológicos/digitais, bem como sistemas de qualidade e de certificação que permitam alterar os processos produtivos das empresas.

Condições de elegibilidade

Os projetos devem ter um investimento elegível máximo de 235 mil euros, podendo beneficiar de uma taxa base de 30%, que será de 40% para os investimentos localizados em territórios do interior.

São acrescidos de majorações até um máximo de 20 p.p. para projetos que estejam enquadrados em prioridades relevantes como a transição digital, a economia circular, incluindo a transição energética, os produtos turísticos integrados de base intermunicipal ou os PROVERE (Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos).

Apoio para registo da candidatura

Para o registo da candidatura consulte guiões e documentos de apoio disponíveis no Balcão 2020, obterá indicações sobre a formalização de uma candidatura no Balcão 2020, devendo ter-se em conta as regras definidas no Aviso em que se enquadra. Para mais informações, poderá consultar a página do CENTRO 2020.

Para mais informação consultar Aqui.

Informamos da abertura para apresentação de candidaturas aos seguintes concursos, ambos promovidos pelo Turismo Centro de Portugal:

 ·         Concurso de Empreendedorismo Turístico, 6.ª Edição | Prémio José Manuel Alves

 ·         Concurso de Teses Académicas, 5ª edição

 O prazo para recepção encerra a 15 de março

 

 Prémio José Manuel Alves | Concurso de Empreendedorismo Turístico | 6.ª Edição

 Prazo de candidatura até dia 15 de março de 2021

Este concurso destina-se à deteção e apoio a projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na Região Centro de Portugal, através do qual se pretende consagrar a melhor ideia de negócio no setor.

Ao vencedor do Concurso de Empreendedorismo Turístico será atribuído o Prémio José Manuel Alves, em homenagem ao percurso do ex-Presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do Gabinete de Apoio ao Investimento Turístico, na Região Centro de Portugal.

Elegibilidade dos projetos:

1.    Podem candidatar-se ideias e projetos que ainda não tenham iniciado a atividade turística (licenciamento, vendas ou disponibilização de serviços no mercado relativas à atividade candidatada, incluindo a mera publicitação dos mesmos com indicação de preço).

2. Podem candidatar-se projetos apresentados em edições anteriores do Concurso de Empreendedorismo Turístico da Turismo Centro de Portugal, desde que cumpram o disposto no número anterior, e que não tenham sido vencedoras de prémios monetários.

3. Os projetos podem enquadrar-se nas seguintes atividades:

a)      Alojamento Turístico (incluindo empreendimentos turísticos e alojamento local);

b)      Agências de viagens e turismo/operadores turísticos;

c)      Estabelecimentos de restauração e de bebidas;

d)      Aluguer de veículos automóveis sem condutor (rent-a-car);

e)      Atividades de animação turística;

f)       Projetos de base tecnológica associados ao setor do Turismo;

g)      Outras tipologias de projeto, desde que comprovadamente relacionadas com a atividade turística.

Condições de elegibilidade dos promotores:

1.      Podem concorrer pessoas singulares, individualmente ou em equipa, empresas sob qualquer forma jurídica ou entidades privadas sem fins lucrativos, com o objetivo de explorar uma ideia empreendedora e inovadora a implementar na região Centro de Portugal.

2.      Não poderão candidatar-se ao presente concurso as pessoas pertencentes ao quadro de pessoal do Turismo do Centro de Portugal.

 >>  Consulte o regulamento Aqui

>>  Formulário disponível em:  https://forms.gle/oQijs4wU1Nr8ojeMA

 

Concurso de Teses Académicas 2020 | 5.ª edição

Prazo de candidatura até dia 15 de março de 2021

Este concurso tem como o objetivo de valorizar e divulgar o conhecimento gerado nas Universidades e Politécnicos relacionado com a atividade turística e de o aproximar de entidades gestoras de destinos, de empresas do setor e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico, a Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal promove a realização da quinta edição de um concurso de estudos académicos, nas vertentes de mestrado e de doutoramento.

Condições de elegibilidade

Podem concorrer ao presente concurso, na categoria mestrado, todas as dissertações, relatórios de estágio e projetos com vista à obtenção do grau de mestre já avaliadas e, na categoria doutoramento, dissertações de doutoramento já defendidas e avaliadas, cujo tema incida sobre o setor do turismo, preferencialmente na região Centro - seja em exclusivo ou englobada num estudo de âmbito nacional -, entre 1 de janeiro de 2020 e 31 de dezembro de 2020.

>>  Consulte o regulamento Aqui

>>  Formulário disponível em:  https://forms.gle/PD5UvL5N7T7zaB749

 

 

Medidas extraordinárias decretadas pelo Governo no Conselho de Ministros de 13/01/2021 entram em vigor hoje sexta-feira dia 15/01/2021 às zero horas.

Conheça-as Aqui.

Desenvolva uma Presença Online para a sua Empresa

A tendência para a digitalização da economia tem trazido diversas oportunidades a vários sectores de bens e serviços, no entanto, nem todas as empresas em Portugal estão preparadas para aproveitar estas oportunidades, e acabam por perder alguma da sua competitividade no mercado actual. A crescente quota das vendas online canibaliza as vendas das lojas físicas, diluindo as margens dos negócios que ainda não desenvolveram a sua vertente digital. No entanto os processos de digitalização das lojas, do marketing e das iniciativas de venda implicam custos adicionais que nem todas as empresas podem suportar neste momento difícil que a economia mundial atravessa.

Qualquer empresa que queira neste momento aumentar a sua produtividade e gerar mais lucros necessita de uma estratégia digital. Antes de se traduzir em efectivas melhorias de eficiência para as empresas, a digitalização implica um investimento inicial que nem todas as empresas podem acarretar. É nesse sentido que surgem os programas de Formação-Ação da NERC, co-financiados a 90% pelo COMPETE2020, e destinados a micro e PME na Zona Centro, com área de intervenção em economia digital e gestão da inovação. Este programa junta serviços de consultoria e de formação especializada, resultando num diagnóstico e na elaboração de planos de ação específicos para as necessidades de cada empresa.

Se pretender obter mais informações relativas aos programas de Formação-Ação, visite o nosso website ou contacte-nos por email ( Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou telefone (239 497 736).

 

Entrevista ao Presidente no Campeão das Províncias

O Presidente da NERC, Horácio Pina Prata, foi recentemente entrevistado pelo Campeão das Províncias quanto ao investimento necessário no tecido empresarial de Coimbra e aos problemas que as empresas desta região atravessam. O desenvolvimento e a proteção da indústria na região de Coimbra são de crucial importância, especialmente nestes momentos difíceis causados pela pandemia. Por esse mesmo motivo, a NERC demonstra mais uma vez o apoio à indústria e a todos os trabalhadores da região, sublinhando a necessidade de medidas mais favoráveis aos sectores afectados pela crise que se vive.

Saiba mais sobre a posição da NERC e as recomendações que esta apresenta como resposta às presentes adversidades. VER ARTIGO 

COVID-19: Flexibilização de Pagamentos de Impostos

O novo Decreto-Lei nº 99/2020 de 22 de Novembro permite o diferimento do pagamento do IVA trimestral e da Segurança Social dos meses de novembro e dezembro. Medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia da doença COVID-19 e que entraram em vigor a 23 novembro.

Continuar... COVID-19: Flexibilização de Pagamentos de Impostos

Pág. 1 de 2

INFORMAÇÃO

A NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra continua a fornecer todos os serviços que disponibilizamos habitualmente, através de um sistema testado e flexível de trabalho à distância. Nesta medida, recomendamos que não se dirijam às nossas instalações sem absoluta necessidade ou comunicação prévia para que alguém o possa receber em virtude de termos os espaços com acesso limitado e com direito de admissão. Dependendo da situação, encontraremos soluções que não coloquem em risco os nossos associados ou colaboradores e teremos um sistema tecnológico que, independentemente de onde estão os nossos colaboradores, garanta o melhor atendimento. Como sociedade teremos de encontrar soluções que sejam seguras para nós e para os outros e que não nos arrastem para uma crise que pode ser pior que o próprio COVID - 19. Em caso de dificuldade, os nossos colaboradores ajudam-no a inserir-se no nosso sistema de colaboração podendo auxiliar a organizar teleconferência e demais sistemas de acesso via remota.

Estamos contactáveis em:

  • Site: www.nerc.pt
  • Telefone: 239 497 736
  • E-mail: geral@nerc.pt
  • Skype: Geral NERC | live:.cid.982b0370f772d54c

Horário de Funcionamento:

Segunda-feira a sexta-feira

  • Manhã 10h00 - 13h00 
  • Tarde 14h00 - 19h00 

Projetos NERC

A NERC - Associação Empresarial da Região de Coimbra está disponível para apoiar as empresas e empresários da região no âmbito dos programas de apoio e incentivos do Portugal 2020.

FORMAÇÃO-AÇÃO

»» Oportunidade de Financiamento a Fundo Perdido até 90% em diferentes áreas de desenvolvimento de PME. Saiba mais AQUI.

FORMAÇÃO MODULAR CERTIFICADA

»» Oportunidade de formação certificada de curta duração financiada a 100% para a sua empresa em diferentes áreas. Saiba mais AQUI.


A NERC - Associação Empresarial da Região de Coimbra promove todas as Sextas-Feiras de manhã, por marcação, o “Espaço de Apoio Jurídico às Empresas”. Este serviço destina-se gratuitamente a associados da NERC e visa a prestação de aconselhamento jurídico inicial por uma equipa de advogados especializados. 

Reserve já o seu horário de atendimento AQUI

Notícias

EMPRESÁRIOS ESQUECIDOS MAIS UMA VEZ PELA AUTARQUIA

A NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra sente-se na obrigação de veicular e dar pública voz à indignação pelo que aconteceu em Coimbra nesta Sexta feira e que os empresários de Coimbra lhe estão a fazer chegar, implicando da Câmara Municipal de Coimbra e do seu Presidente públicos esclarecimentos e pedido de desculpas.

[LER MAIS]


NERC DÀ A CONHECER CONCLUSÔES INQUÈRITO AIP

A NERC - Associação Empresarial da Região de Coimbra enquanto associação que integra a Rede Nacional Associativa da AIP – Associação Industrial Portuguesa disponibiliza em vídeo com as conclusões dos resultados do 2.º Inquérito ao Contexto Empresarial / Maio 2020 que a AIP levou a cabo que contou com 2 058 respostas.

[LER MAIS]


COVID-19: COMÉRCIO DEVE TAMBÉM PROMOVER AS VENDAS NO ESPAÇO PUBLICO

A NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra através da sua Direção enquanto entidade que defende e luta pelos interesses do tecido empresarial da Região de Coimbra reafirma o seu plano de retoma e de reforço das atividades económicas “REVITALIZAR PARA COMPETIR” que apresentou às Câmaras Municipais e à própria CIM da Região de Coimbra e, desde já, dar força e motivação a todas as empresas que estão a regressar à atividade económica quer seja em Coimbra quer nos municípios da Região de Coimbra .

[LER MAIS]


COVID-19: APOIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE COIMBRA ÀS EMPRESAS É ESCASSO, PARCIAL E DESAJUSTADO

A NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra através da sua Direção enquanto entidade que defende e luta pelos interesses do tecido empresarial da Região de Coimbra reafirma o seu plano de retoma e de reforço das atividades económicas “REVITALIZAR PARA COMPETIR” que apresentou às Câmaras Municipais e à própria CIM.

[LER MAIS]


ARTIGO DE OPINIÃO JUNTOS SOMOS MAIS FORTES DO QUE A CRISE

JUNTOS não se refere aqui a confinamento mas sim JUNTOS na união de esforços de todas as partes interessadas no desenvolvimento da Região e em especial das suas empresas, seus motores do emprego e da economia.

[LER MAIS]

SEJA ASSOCIADO

CONHEÇA AQUI AS VANTAGENS

Inscreva-se já como sócio e usufrua de todas as regalias de associado da NERC!

Para mais informações:
E-mail: geral@nerc.pt 
Telefone: 
239 497 736

Contactos

Morada:
Complexo Tecnológico de Coimbra
Rua Coronel Júlio Veiga Simão
Loreto - Coimbra
3025 - 307 Coimbra
 
E-mail: geral@nerc.pt
Telefone: 239 497 736
Geral NERC