Formação-Ação 2019

O que é? 

A Formação-Ação é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional, que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução de resultados assentes numa estratégia de mudança empresarial.

Funciona através de uma metodologia em alternância das vertentes Formação e Consultoria (na empresa), permitindo atuar ao nível dos formandos, desenvolvendo competências nas diferentes áreas de gestão e ao nível da empresa, procurando aumentar a produtividade, a capacidade competitiva e a introdução de processos de mudança/inovação nas empresas.

Temáticas:

  • Economia digital Plataformas Digitais, Redes Sociais, Marketing Digital
  • Gestão da inovação Inovação, Criação de Valor, Novas Oportunidades de Negócio

Investimento

A Formação-Ação é comparticipada em 90% para as empresas, excluindo as remunerações dos ativos empregados em formação durante o período normal de trabalho.

Público-alvo

Trabalhadores Independentes, Empresários em Nome Individual (com registo de NIF individual), Micro, Pequenas e Médias Empresas até 100 trabalhadores do comércio e serviços .

Aviso

11/SI/2019

Volume de Formação por PME

 

Economia digital

Gestão da inovação

Horas de Formação

100

75

Horas Consultoria

100

100

 

Ficha de Pré-Adesão

Baixe aqui a Ficha de Pré-Adesão

 

Temática: Economia digital

Objetivo geral: 

Adaptar as empresas aos desafios promovidos pela digitalização da economia tornando-as mais eficientes e competitivas, quer através da introdução de tecnologias digitais nos seus modelos de negócio (recurso a sistemas de informação nos seus métodos de gestão, criação de canais de venda online, presença digital) quer através do aumento das competências digitais dos seus empresários e trabalhadores.

Linhas Orientadoras: 

  • Criar ou adequar os modelos de negócio com vista à integração da empresa na economia digital;
  • Facilitar a transformação digital das empresas por forma a terem uma presença online;
  • Melhorar processos de trabalho através do aumento da rapidez, precisão e eficácia das tarefas com recurso às TIC;
  • Aumentar a literacia digital nas PME do setor.

Organização da formação-ação - Ações a desenvolver: 

  • Noções gerais de literacia digital;
  • Estratégias aplicadas a canais digitais nos modelos de negócio;
  • Soluções de negócio ao nível do comércio eletrónico;
  • Utilização de plataformas web, redes sociais e dispositivos móveis na divulgação e promoção do negócio;
  • Utilização do marketing digital na divulgação e promoção de bens e serviços;
  • Utilização de soluções tecnológicas para comunicar com clientes e fornecedores;
  • Utilização de soluções tecnológicas para melhoria de processos de gestão.

Duração 

200 horas (100 horas consultoria + 100 horas de formação repartida em módulos de 25h).

 

Temática: Gestão da Inovação

Objetivo geral: 

Reforçar a posição competitiva das PME e melhorar o seu desempenho ao nível de conhecimentos necessários para que as mesmas possam maximizar os benefícios no uso da gestão da inovação, através de abordagens e métodos, para criarem condições para uma maior competitividade no mercado.

Linhas Orientadoras: 

  • Sensibilizar para a importância da gestão de inovação no contexto atual, identificando novas oportunidades de negócio, com o intuito da utilização de conhecimentos de gestão da inovação que permitam realinhar a estratégia da empresa para a criação de valor. 
  • Entender a importância da gestão de inovação no contexto atual;
  • Utilizar conhecimentos de gestão da inovação que permitam realinhar a estratégia da empresa para a criação de valor;
  • Identificar novas oportunidades de negócio;
  • Desenvolver ou adequar estratégias de inovação.

Organização da formação-ação - Ações a desenvolver: 

  • Noções gerais de gestão da inovação;
  • Utilização de soluções inovadoras para melhoria de processos de gestão;
  • As várias etapas do processo de inovação - antecipar o problema/desafio;
  • Criação de soluções de inovação e de um plano de inovação face ao diagnóstico realizado (dimensão diagnosticada);
  • Estudo de exemplos práticos e discussão.

Duração 

175 horas (100 horas de consultoria + 75 horas de formação repartidas em módulos de 25H).

 

 

 

 

Contactos

Morada:
Complexo Tecnológico de Coimbra
Rua Coronel Júlio Veiga Simão
Loreto - Coimbra
3025 - 307 Coimbra
 
E-mail: geral@nerc.pt
Telefone: 239 497 736
Fax: 239 497 739