O que é?
A Formação-Ação é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional, que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução de resultados assentes numa estratégia de mudança empresarial.
Funciona através de uma metodologia em alternância das vertentes Formação e Consultoria (na empresa), permitindo atuar ao nível dos formandos, desenvolvendo competências nas diferentes áreas de gestão e ao nível da empresa, procurando aumentar a produtividade, a capacidade competitiva e a introdução de processos de mudança/inovação nas empresas.
Temáticas:
Economia digital
- Plataformas Digitais
- Redes Sociais
- Marketing Digital
Gestão da inovação
- Inovação
- Criação de Valor
- Novas Oportunidades de Negócio
Investimento
A Formação-Ação é comparticipada em 90% para as empresas, excluindo as remunerações dos ativos empregados em formação durante o período normal de trabalho.
Público-alvo
Trabalhadores Independentes, Empresários em Nome Individual (com registo de NIF individual), Micro, Pequenas e Médias Empresas até 100 trabalhadores do comércio e serviços .
CAE - Códigos de Atividade Económica Elegíveis
Aviso
Volume de Formação por Formando
|
Economia digital |
Gestão da inovação |
Horas de Formação |
100 |
75 |
Horas Consultoria |
100 |
100 |
Valor da contribuição da PME por temática
(Exemplos de valor a pagar, o valor depende do número de Formandos)
- Economia Digital
N.º de Formandos |
Valor total |
Valor a pagar pela PME |
1 |
3 085,73 € |
308,57 € |
3 |
9 257,20 € |
925,72 € |
6 |
18 514,40 € |
1 851,44 € |
8 |
21 600,13 € |
2 468,59 € |
- Gestão da Inovação
N.º de Formandos |
Valor total |
Valor a pagar pela PME |
1 |
2 700,02 € |
270,00 € |
3 |
8 100,05 € |
810,01 € |
6 |
16 200,10 € |
1 620,01 € |
8 |
24 685,87 € |
2 160,01 € |
O valor da contribuição a pagar pela PME varia conforme o número de formandos a integrar o Projeto.
Ficha de Adesão
Baixe aqui a Ficha de Pré-Adesão
Temática: Economia digital
Objetivo geral:
Adaptar as empresas aos desafios promovidos pela digitalização da economia tornando-as mais eficientes e competitivas, quer através da introdução de tecnologias digitais nos seus modelos de negócio (recurso a sistemas de informação nos seus métodos de gestão, criação de canais de venda online, presença digital) quer através do aumento das competências digitais dos seus empresários e trabalhadores.
Linhas Orientadoras:
- Criar ou adequar os modelos de negócio com vista à integração da empresa na economia digital;
- Facilitar a transformação digital das empresas por forma a terem uma presença online;
- Melhorar processos de trabalho através do aumento da rapidez, precisão e eficácia das tarefas com recurso às TIC;
- Aumentar a literacia digital nas PME do setor.
Organização da formação-ação - Ações a desenvolver:
- Noções gerais de literacia digital;
- Estratégias aplicadas a canais digitais nos modelos de negócio;
- Soluções de negócio ao nível do comércio eletrónico;
- Utilização de plataformas web, redes sociais e dispositivos móveis na divulgação e promoção do negócio;
- Utilização do marketing digital na divulgação e promoção de bens e serviços;
- Utilização de soluções tecnológicas para comunicar com clientes e fornecedores;
- Utilização de soluções tecnológicas para melhoria de processos de gestão.
Duração
200 horas (100 horas consultoria + 100 horas de formação repartida em módulos de 25h).
Temática: Gestão da Inovação
Objetivo geral:
Reforçar a posição competitiva das PME e melhorar o seu desempenho ao nível de conhecimentos necessários para que as mesmas possam maximizar os benefícios no uso da gestão da inovação, através de abordagens e métodos, para criarem condições para uma maior competitividade no mercado.
Linhas Orientadoras:
- Sensibilizar para a importância da gestão de inovação no contexto atual, identificando novas oportunidades de negócio, com o intuito da utilização de conhecimentos de gestão da inovação que permitam realinhar a estratégia da empresa para a criação de valor.
- Entender a importância da gestão de inovação no contexto atual;
- Utilizar conhecimentos de gestão da inovação que permitam realinhar a estratégia da empresa para a criação de valor;
- Identificar novas oportunidades de negócio;
- Desenvolver ou adequar estratégias de inovação.
Organização da formação-ação - Ações a desenvolver:
- Noções gerais de gestão da inovação;
- Utilização de soluções inovadoras para melhoria de processos de gestão;
- As várias etapas do processo de inovação - antecipar o problema/desafio;
- Criação de soluções de inovação e de um plano de inovação face ao diagnóstico realizado (dimensão diagnosticada);
- Estudo de exemplos práticos e discussão.
Duração
175 horas (100 horas de consultoria + 75 horas de formação repartidas em módulos de 25H).