HomeNotíciasERROS A EVITAR DURANTE AS QUEDAS DA BOLSA

ERROS A EVITAR DURANTE AS QUEDAS DA BOLSA

O maior erro é ouvir o ruído e não investir numa lógica de longo prazo.

Para quem está investido em acções, as quedas acentuadas e indiscriminadas da bolsa colocam os nervos à prova. E é em situações de pânico que podem ser tomadas más decisões de investimento. O Diário Económico contactou especialistas para perceber os erros a evitar durante situações como a que a bolsa portuguesa está a viver.

"Há dois tipos de erros que definem, quase como padrão, dois tipos de posturas dos investidores: o pânico, o "erro vendedor"; e a tentativa de aproveitar o momento para registar ganhos de curto prazo, o "erro comprador". Ambos implicam estratégias que vão contra a ideia de investimento no longo prazo, assente em análises fundamentais macro e microeconómicas, pois implicam que o investidor está a prestar maior atenção ao ruído do que a algo concreto. O maior erro é ouvir o ruído", referiu o director de investimento do Banco Best, Carlos Almeida.

Também o gestor de activos do Banco Carregosa, Rui Bárbara, alerta para os riscos de se deixar levar pelas emoções. "O melhor que se pode fazer é não se deixar levar pelo pânico e afastar-se da emotividade do mercado. A maior tentação em situações de quedas forte e generalizadas é o de dar ordens de venda, indiscriminadamente. E são as vendas que vêm consumar as perdas", explica. "O investidor deve ter uma noção do valor da empresa e distinguir esse valor do preço que, momentaneamente, a empresa pode ter no mercado. Isto é tão válido para as quedas, como para as subidas", acrescenta.

Existe um conjunto de mecanismos que poderão ajudar os investidores a limitar as perdas, como as ‘stop losses'. No entanto, a estratégia que, segundo os especialistas, maior probabilidade tem de sobreviver às quedas acentuadas e repentinas é o investimento para o longo prazo. "O investimento em activos de risco, como são as acções, deve ser feito no longo prazo, quando existe disponibilidade de liquidez, analisando os fundamentais económicos e não o ruído", conclui Carlos Almeida.

Fonte: www.economico.sapo.pt 

Contactos

Morada:
Complexo Tecnológico de Coimbra
Rua Coronel Júlio Veiga Simão
Loreto - Coimbra
3025 - 307 Coimbra
 
E-mail: geral@nerc.pt
Telefone: 239 497 736
Geral NERC