HomeNotíciasNERC reúne com Ministro da Economia

NERC reúne com Ministro da Economia

A NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra participou recentemente numa reunião de trabalho entre o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e associações empresariais regionais, realizada nas instalações do Ministério da Economia, em Lisboa, com o objetivo de identificar oportunidades e desafios das empresas portuguesas e estrangeiras que operam em Portugal.

Esta reunião de trabalho esteve inserida no esforço que o Governo, nomeadamente através do Ministério da Economia, tem vindo a desenvolver no sentido de auscultar diversos intervenientes na vida das empresas portuguesas, visando tornar Portugal num destino mais atrativo para o investimento, mais competitivo para a criação de emprego e potenciador de mais valor para a Economia Nacional.

A Associação Empresarial da Região de Coimbra aproveitou a ocasião para destacar alguns dos aspetos a melhorar na região, e respetivas soluções, nomeadamente questões como a concretização das infraestruturas ferroviárias como a linha Beira Alta e do Metro Mondego, a concretização ou melhoramento das infraestruturas rodoviárias, como o caso da finalização do IC6, da autoestrada Coimbra-Viseu e a implementação de uma política de industrialização que capacite a atração de investimento para as zonas industriais e parques empresarias. Urge melhorar a intervenção das Câmaras Municipais na celeridade das aprovações dos licenciamentos industriais, comerciais e tecnológicos e ainda reduzir os preços por metro quadrado.

Os benefícios fiscais, concretamente a redução do IRC para as empresas que criem emprego e a redução do IRC para empresas que se localizem no interior da região são igualmente políticas de desenvolvimento que é urgente implementar.

O presidente da direção da NERC, Horácio Pina Prata, transmitiu ao Ministro da Economia a necessidade de políticas ativas de atração de investimento estrangeiro para a Região de Coimbra e ainda pugnar pela questão da regionalização enquanto prioridade e medida de combate aos constrangimentos atuais de um centralismo asfixiante e parilisante como é o caso da execução dos planos do Portugal 2020.

“É urgente mobilizar políticas públicas por parte do Governo em articulação com o movimento associativo empresarial já que este é o veículo legítimo para a orientação do apoio à economia e às empresas”, referiu Horácio Pina Prata.

Mais informações através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do telefone 239 497 736.

Contactos

Morada:
Complexo Tecnológico de Coimbra
Rua Coronel Júlio Veiga Simão
Loreto - Coimbra
3025 - 307 Coimbra
 
E-mail: geral@nerc.pt
Telefone: 239 497 736
Geral NERC