HomeNotíciasNERC defende que Indústria 4.0 tem de estar no Comércio e na Indústria

NERC defende que Indústria 4.0 tem de estar no Comércio e na Indústria

Saúda-se que o primeiro “Protocolo para a promoção da Iniciativa Indústria 4.0” seja assinado em Coimbra celebrando assim a aposta que o tecido empresarial local tem feito na consolidação de um cluster tecnológico digital de suporte à economia nacional.

Trata-se de uma matéria que tem de ser levada muito a sério, que vai para além da promoção de valores empreendedores nas populações estando em causa a competitividade no futuro do Comercio Tradicional, do Turismo e da Indústria transformadora.

Numa primeira auscultação a agentes comerciais e industriais da Região, a NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra conclui que as soluções relacionadas com a Indústria 4.0 representarão mais de metade do investimento planeado para os próximos cinco anos. O apelo mais frequente à ação associativa centra-se na necessidade de uma maior qualificação dos seus trabalhadores face à crescente digitalização e interconexão de produtos e serviços.

A NERC irá continuar a propor, aos decisores políticos, medidas de apoio à ultrapassagem deste obstáculo, ao desenvolvimento empresarial não só centrado nas Startups e no empreendedorismo, mas também no apoio ao tecido empresarial do Turismo, Comércio e Indústria da Região de Coimbra.

Foi com muita apreensão que a Direção da NERC tomou conhecimento que no âmbito desta iniciativa, o Ministério da Economia através do Secretario de Estado da Indústria não colocou na agenda do Governo, a visita a empresas do Comércio Tradicional do Turismo e da Indústria da Região de Coimbra, tendo inclusive as excluído desta cerimónia.

 

Esta atitude de só apoiar e dar visibilidade às Startups e às atitudes empreendedoras, esquecendo as empresas com Tradição é um retrocesso no que diz respeito ao apoio do desenvolvimento empresarial da Região que a NERC não pode apoiar, e repudia.

Contactos

Morada:
Complexo Tecnológico de Coimbra
Rua Coronel Júlio Veiga Simão
Loreto - Coimbra
3025 - 307 Coimbra
 
E-mail: geral@nerc.pt
Telefone: 239 497 736
Fax: 239 497 739