A NERC - Associação Empresarial da Região de Coimbra tem candidaturas abertas para apoiar a formação nas Pequenas e Médias Empresas no âmbito dos Projetos Conjuntos para Formação-Ação do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI). Este programa tem previsto como objetivo específico intensificar a a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança, através de:
- Aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas;
- Aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação;
- Promoção de ações de dinamização e sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas.
FORMAÇÃO-AÇÃO
A Formação-Ação é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional, que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução de resultados assentes numa estratégia de mudança empresarial.
Funciona através de uma metodologia em alternância das vertentes Formação (40% do total de horas) e Consultoria (on the job) (60% do total de horas), permitindo atuar ao nível dos formandos, desenvolvendo competências nas diferentes áreas de gestão e ao nível da empresa, procurando aumentar a produtividade, a capacidade competitiva e a introdução de processos de mudança/inovação nas empresas.
BENEFICIÁRIOS
Os beneficiários dos apoios previstos são empresas PME até 100 trabalhadores de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, com atividade nas Regiões Norte, Centro e Alentejo.
VANTAGENS
- Elaboração de um diagnóstico e plano de ação;
- Apoio na execução do plano de ação;
- Consultoria individualizada na empresa e formação à medida para gestores e funcionários (excluiu ações de formação para cumprimento da norma comunitária).
INVESTIMENTO
O apoio a conceder tem a contribuição do FSE - Fundo Social Europeu limitada a 90% das despesas elegíveis, excluindo as remunerações dos ativos empregados em formação durante o período normal de trabalho
ÁREAS
Formação-Ação para o Comércio e Serviços - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP)