HomeNotíciasMODELO KAIZEN LEAN AUMENTA A COMPETITIVIDADE NAS PME INDUSTRIAIS

MODELO KAIZEN LEAN AUMENTA A COMPETITIVIDADE NAS PME INDUSTRIAIS

Melhor planeamento da produção e diminuição dos custos são algumas das vantagens oferecidas pelo modelo de melhoria contínua Kaizen Lean, suportado pelo "Mais Indústria + Produtividade", programa da Associação Industrial Portuguesa (AIP) direcionado sobretudo a PME industriais do Centro e Norte do país. Financiado pelo QREN, encerrará em dezembro de 2014, conta com 1,3 milhões de euros e tem um financiamento médio de 50% para as empresas aderentes.  

Reconhecido nas Estratégias de Eficiência Coletiva do PRODUTECH – Pólo de Competitividade das Tecnologias de Produção, o programa permite às pequenas empresas (até 49 trabalhadores) ter uma majoração de 5% na taxa de incentivo.

A AIP, por seu turno, e com a colaboração do Kaizen Institute, tem vindo a oferecer às PME industriais a possibilidade de aplicarem esta metodologia de trabalho com o objetivo de aumentar a sua eficiência produtiva.

Grandes empresas já testaram a eficácia do modelo Kaizen, que significa melhoria contínua em japonês, obtendo resultados positivos na gestão diária. Agora, é a vez das PME industriais aplicarem esta metodologia de trabalho para aumentar a sua eficiência produtiva. Empresas do Centro e Norte do país e de vários setores de atividade como o metalomecânico, têxtil, máquinas e equipamentos e químico rendem-se às potencialidades do projeto “Mais Indústria + Produtividade”.

O modelo de intervenção é suportado nas metodologias Lean Manufacturing, nomeadamente através da aplicação de ferramentas de melhoria contínua KAIZEN, conducentes à reestruturação e otimização dos processos produtivos, permitindo a definição e implementação de soluções de melhoria ao nível dos fluxos físicos e informativos, propiciando processos de transformação global nas organizações.

O KAIZEN tem sido amplamente seguido e implementado internacionalmente nos mais diversos setores, com excelentes resultados ao nível das melhorias operacionais, inclusive, ao nível dos serviços, sobretudo na grande distribuição, banca e saúde.

A filosofia KAIZEN parte do princípio que é sempre possível fazer melhor, seja na estrutura da empresa, seja ao nível do individuo e do seu posto de trabalho. Trata-se de um processo diário, contínuo, cujo objetivo vai para além do aumento da produtividade. Quando corretamente implementado e seguido, humaniza o ambiente de trabalho, envolvendo e incentivando os colaboradores a identificar e eliminar desperdícios no negócio, ou seja, tudo o que não acrescenta valor à organização.

O modelo de intervenção KAIZEN, apesar de pressupor uma abordagem de melhoria contínua de longo prazo, adota metodologias de identificação e resolução de problemas que originam soluções no curto prazo, possibilitando rápidas tomadas de decisão.

Ao eliminar na organização o que não acrescenta valor na cadeia de fornecimento, liberta recursos para o desenvolvimento e concessão de novos produtos e serviços, potenciando a inovação empresarial.

Fonte: Associação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI)

Contactos

Morada:
Complexo Tecnológico de Coimbra
Rua Coronel Júlio Veiga Simão
Loreto - Coimbra
3025 - 307 Coimbra
 
E-mail: geral@nerc.pt
Telefone: 239 497 736
Geral NERC