HomeNotíciasPT VAI CONVOCAR NOVA AG PARA VOTAR REDUÇÃO DE CAPITAL

PT VAI CONVOCAR NOVA AG PARA VOTAR REDUÇÃO DE CAPITAL

Os novos termos de fusão prevêem, em vez da incorporação da PT na Oi, a unificação da base accionista. Associações defendem que accionistas devem aprovar acordo.

A Portugal Telecom (PT) terá de convocar uma nova assembleia-geral de accionistas, ainda sem data prevista, para votar a redução de capital da operadora, um dos passos necessários no âmbito dos novos termos de fusão com a brasileira Oi. 

O novo acordo de fusão prevê que, em vez da incorporação da PT na Oi, a combinação de negócios passe pela unificação da base accionista. Será, assim, necessária uma redução do capital da operadora para entregar aos accionistas 25,6% do capital da Oi.

"A proposta para a redução de capital da PT será preparada pelo ‘board' e submetida à aprovação dos accionistas no ‘timing' apropriado e numa assembleia-geral de accionistas realizada separadamente, a ser convocada especificamente para esse propósito e de acordo com o calendário compatível com a reorganização corporativa e a migração da CorpCo", lê-se no documento da associação internacional para accionistas e investidores, a Glass Wire, a que o Diário Económico teve acesso. Na sexta-feira, a consultora recomendou a aprovação dos termos do acordo da fusão.

A necessidade de reduzir o capital da PT já constava também da convocatória para a assembleia-geral de accionistas convocada para 8 de Setembro e que visa votar os novos termos da fusão depois do ‘default' de 900 milhões de euros em papel comercial da Rioforte. É nesta assembleia-geral que a Glass Lewis aconselha os accionistas a votar favoravelmente. Uns dias antes tinha sido a Institutional Shareholders Services (ISS) a recomendar a aprovação da proposta que será levada a assembleia-geral, segundo o relatório consultado pelo Económico.

Enquanto o conselho de administração prepara as soluções necessárias para avançar com a fusão, o novo presidente da PT Portugal, Armando Almeida, já começou a elencar as prioridades para a operação doméstica. Um novo plano para a empresa será apresentado em Novembro, como noticiou o Económico, onde as prioridades passam pelo "foco financeiro" e por uma atenção especial às PME.

Armando Almeida vai estar nas próximas cinco semanas num ‘roadshow' interno para conhecer a empresa. A agenda inclui reuniões com várias equipas, não só encontros com responsáveis das primeiras linhas ou administradores, como também trabalhadores com funções que possam dar "um testemunho transversal da operação".

O gestor, que assumiu funções como presidente da PT Portugal há cerca de três semanas, substituindo Zeinal Bava, presidente da Oi, elegeu como prioridades a entrega de valor aos accionistas, os clientes, a inovação, as PME e a cultura de empresa. Já o foco financeiro passa pela entrega de valor aos accionistas.

Fonte: Económico

Contactos

Morada:
Complexo Tecnológico de Coimbra
Rua Coronel Júlio Veiga Simão
Loreto - Coimbra
3025 - 307 Coimbra
 
E-mail: geral@nerc.pt
Telefone: 239 497 736
Geral NERC