HomeNotíciasCLIMA ECONÓMICO EM MÁXIMOS DE 2008

CLIMA ECONÓMICO EM MÁXIMOS DE 2008

O indicador de clima económico do Instituto Nacional de Estatística (INE) atingiu em Agosto o nível mais elevado desde Julho de 2008, recuperando em todos os sectores à excepção do Comércio.

Na Construção e Obras Públicas, uma das áreas mais castigados pela recessão, o indicador cresceu até máximos de 2010, devido sobretudo à melhoria das perspectivas sobre a carteira de encomendas.

Na Indústria Transformadora o maior optimismo sobre a procura global ajudou a colocar o indicador de confiança no valor mais elevado desde Setembro de 2008.

A confiança no sector dos Serviços também recuperou fôlego em Agosto, mas de forma mais ténue, ficando em máximos de Junho de 2008.

A única excepção foi o Comércio, que registou a terceira quebra mensal consecutiva devido ao pessimismo em torno das perspectivas de actividade.

O indicador geral de clima económico fixou-se assim em 0,6 em Agosto, um máximo de seis anos, face aos 0,5 de Julho e aos -1,9 de igual período do ano passado.

Os dados são relativos ao segundo mês do terceiro trimestre. Entre Abril e Junho o PIB nacional cresceu 0,6% em cadeia, impulsionado pelo aumento das exportações de bens e serviços. Um desempenho que se sucedeu à contracção de 0,6% do primeiro trimestre.

O relatório do INE dá ainda conta de que a tendência de recuperação do indicador de confiança dos consumidores foi interrompida em Agosto após ter registado máximos de Janeiro de 2007.

Este indicador ficou em -25,5 este mês, que comparam com a leitura de -25,3 de Julho e com o registo de -49 no período homólogo do ano passado.

A arrefecer a confiança dos consumidores esteve a deterioração das perspectivas relativas à evolução da poupança e da situação económica do país. Ainda assim, as expectativas em relação à evolução do desemprego voltaram a dar bons sinais, registando um mínimo de Maio de 2001.

Fonte: Económico 

Contactos

Morada:
Complexo Tecnológico de Coimbra
Rua Coronel Júlio Veiga Simão
Loreto - Coimbra
3025 - 307 Coimbra
 
E-mail: geral@nerc.pt
Telefone: 239 497 736
Geral NERC