HomeNotíciasDELEGAÇÃO DO BUNDESTAG ALEMÃO VISITA AIP

DELEGAÇÃO DO BUNDESTAG ALEMÃO VISITA AIP

A Associação Industrial Portuguesa (AIP) recebeu a visita da Delegação da Comissão de Trabalho e Assuntos Sociais do Bundestag Alemão, no dia 21 de outubro, na sua sede, em Lisboa, tendo sido acolhida por Jorge Pais, vice-presidente da AIP, e Paulo Caldas, diretor de Internacionalização e do Financiamento da AIP. A situação económico-financeira de Portugal em paralelo com o trabalho desenvolvido pela Associação junto das empresas portuguesas foram alguns dos temas que marcaram o encontro.  

Jorge Pais começou por fazer uma abordagem à importância da Alemanha na Europa e por outro lado, a caracterização e posicionamento de Portugal no mundo e na Europa, como parceiro ativo nas relações económico-sociais. Questionado sobre o impacto do programa de austeridade e de assistência financeira em Portugal e uma avaliação mais concreta das medidas aplicadas, o vice-presidente apontou como pontos positivos o ajustamento ao nível das contas públicas e o comportamento das famílias e empresas que se adaptaram à realidade socioeconómica. Como pontos negativos adiantou que o programa de austeridade provocou sequelas na economia como o aumento do desemprego, a forte carga fiscal, emigração qualificada, diminuição dos salários, recessão e a perda de competitividade das empresas.

A comitiva alemã, composta por oito elementos, realçou que nesta sua missão a Portugal, visitou duas empresas, nomeadamente a Siemens e a Volkswagen, as quais considerou ser “bons exemplos de formação qualificada”. Para além de referir que 80% das PME na Alemanha são responsáveis pela criação de emprego, a Delegação da Comissão de Trabalho e Assuntos Sociais do Bundestag Alemão lembrou que o país considera a formação como um investimento, e salientou o Sistema Dual de Educação na Alemanha que associa a qualificação teórica à prática.

Os representantes da AIP passaram então a enumerar o trabalho desenvolvido pela AIP junto do tecido empresarial português: “Apostamos na formação uma vez que o nosso foco visa o aumento da competitividade das Empresas e das PME, promovemos a cooperação, o empreendedorismo, a inovação, abordamos formas alternativas de financiamento e na área da internacionalização estamos a trabalhar na vertente da exportação e numa ótica de substituição de importações”.

A Delegação da Comissão de Trabalho e Assuntos Sociais do Bundestag Alemão é constituída por deputados de todos os grupos parlamentares e tem como áreas de atuação a política de mercado de trabalho, direito do trabalho e sistema de pensões. Esta Comissão, para além de deliberar sobre o orçamento do Ministério Federal do Trabalho e dos Assuntos Sociais, tem vindo a ocupar-se com a apreciação de questões de política de emprego e social na União Europeia.

Fonte:  Associação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI) 

Contactos

Morada:
Complexo Tecnológico de Coimbra
Rua Coronel Júlio Veiga Simão
Loreto - Coimbra
3025 - 307 Coimbra
 
E-mail: geral@nerc.pt
Telefone: 239 497 736
Geral NERC