O projeto “E-COIMBRA” elenca 6 objetivos principais, abaixo descritos, que resumem as várias ações propostas e que se agrupam em três grandes fases: (1) diagnóstico, (2) construção da plataforma e (3) capacitação das empresas e apoio na divulgação do projeto e dos seus resultados.
- Realização de ações de divulgação e disseminação do projeto, incluindo a promoção da plataforma.
- Estabelecimento de parcerias com Câmaras de Comércio Chinesas e Luso- Chinesas.
- Realização de ações de capacitação das empresas (por sector de atividade) aderentes à plataforma (uma sobre o uso da plataforma e outra sobre o mercado chinês).
- Estabelecimento de parcerias entre empresas portuguesas e chinesas (por sector de atividade).
- Aumento do nº de empresas (por sector de atividade) com presença no mercado chinês.
- Aumento de volume de negócios (VN, em euros) das empresas (por sector de atividade) em consequência das exportações para a China.
Está prevista também uma ação de promoção de cariz internacional, ao nível de plataformas semelhantes e que tenham obtido sucesso, de modo a que se possa replicar os fatores de sucesso e analisar as possibilidades de parcerias com as mesmas.
No final do projeto será elaborado um Guia de Boas Práticas, em formato eletrónico, na utilização de plataformas de comércio eletrónico com vista à penetração em mercados externos, com especial enfoque no mercado chinês e nos resultados obtidos com este projeto. O mesmo será divulgado pelos canais de comunicação necessários para que possa chegar a todos os empresários que estejam a ponderar implementar uma estratégia semelhante.
O projeto tem como público-alvo preferencial as empresas associadas da NERC, e dos respetivos copromotores (NOVOTECNA, AEMITEQ, JADRC), em especial as ligadas aos setores estratégicos definidos: moldes, plásticos, vinhos, alimentar, farmacêuticas, tecnológicas, água e ambiente. Espera- se, ainda, alcançar empresas ligadas a outras associações empresariais nacionais e a câmaras do comércio, nacionais, chinesas e luso-chinesas, com as quais a NERC e os respetivos copromotores possuam contactos privilegiados.