NERC-ACIC

Contextualização Histórica

A Associação Comercial e Industrial de Coimbra (ACIC), fundada em 1863, completou 160 anos em 2023, data que coincide com a sua refundação. Ao longo da sua existência secular, a associação atravessou diversos períodos, alternando momentos de grande sucesso com outros mais desafiantes.

Pelos seus corpos sociais passaram as principais personalidades da região, representando diversos sectores:

  • Político
  • Associativo
  • Social
  • Ensino
  • Empresarial (Indústria, Comércio, Turismo e Serviços)

Legado e Realizações

Participações Estratégicas

A ACIC participou ativamente na criação e desenvolvimento de várias iniciativas empresariais fundamentais:

  • IPN (Instituto Pedro Nunes)
  • ITAP
  • NOVOTECNA
  • AIBILI
  • Tecnopolo de Coimbra
  • Centro de Arbitragem de Conflitos
  • Centro Biomassa para a Energia
  • Exploratório Infante D. Henrique

Contributos para a Região

  • Criação da CIC-Feira Comercial e Industrial de Coimbra
  • Aquisição e reconstrução de sede social no centro urbano
  • Desenvolvimento do Polo da Relvinha para realização de feiras
  • Promoção de formação profissional, beneficiando milhares de formandos

A Nova Era: NERC (desde 2014)

A NERC, criada em 2014, surgiu com uma missão clara de defesa da Região de Coimbra, abrangendo 19 concelhos. A associação tem como principal objetivo promover o desenvolvimento das atividades económicas nos domínios técnico, económico, comercial e associativo.

Representação Institucional

A NERC mantém representação em importantes organismos:

  • Vice-Presidência da Associação Industrial Portuguesa
  • Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa
  • CEC/CCIC (Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro)
  • CCP (Confederação do Comércio e Serviços de Portugal)

A Refundação: NERC-ACIC

Fundamentação

Considerando:

  1. A impossibilidade de recuperação do património edificado da ACIC
  2. A necessidade de preservar o património histórico empresarial, cultural e associativo
  3. A importância de adaptar a associação às realidades atuais

Nova Estrutura

Foi decidida a criação do Conselho Empresarial da Região de Coimbra, denominado NERC-ACIC, que integra:

  • Presidente: Vitor Batista
  • Ex-presidentes da ACIC (José da Costa, José Mariz, Maria Luísa Rodrigues, César Branquinho, José Espírito Santo e Horácio Pina Prata)
  • Ex-diretores da ACIC
  • 20 personalidades destacadas
  • Mais de 200 empresas associadas

Objetivos Futuros

  • Promoção de novas adesões empresariais
  • Desenvolvimento de iniciativas e projetos
  • Expansão da base de apoio nacional e internacional
  • Definição de programa de atividades e plano de ação
  • Afirmação do tecido económico e social da região de Coimbra

Lema: “Na defesa da Região e dos empresários que somos nós”

Missão: “Juntos somos mais fortes”

Ata da constituição

ATA DE CONSTITUIÇÃO DA COMISSÃO INSTALADORA DA NERC- ACIC
CONSELHO EMPRESARIAL DA REGIÃO DE COIMBRA

A Associação Comercial e Industrial de Coimbra, fundada no ano de 1863 teria hoje uma bonita idade de 160 anos, que desejamos reavivar durante o decurso do corrente ano de 2023, através da refundação da NERC- ACIC – Conselho Empresarial da Região de Coimbra.

Na sua vida ativa existiram momentos de glória e outros menos conseguidos.

Foram muitas as personalidades da região, que lhe deram vida, homens e mulheres, que se destacaram no ensino, na política, no associativismo e na sociedade local. Muitos se destacaram nas empresas enquanto empresários, na indústria, no comércio, no turismo e no setor de serviços. E ao longo dos anos, do seu dinamismo, resultaram apoios às iniciativas empresariais ao nível local, regional e nacional.

A ACIC foi uma Associação ouvida nos mais variados fóruns nacionais. A sua voz foi sempre tida em conta quando se discutiam assuntos relacionados com o desenvolvimento regional.

Registamos que a ACIC participou construtivamente na construção dos dias de hoje e desejamos que, com a sua refundação, continue a ajudar a construir o futuro. Não esquecemos, para registo de memória futura, que criou a CIC-FEIRA COMERCIAL E INDUSTRIAL DE COIMBRA e participou no IPN, ITAP, NOVOTECNA, AIBILI, TECNOPOLO DE COIMBRA, CENTRO DE ARBITRAGEM DE CONFLITOS, CENTRO DE BIOMASSA PARA A ENERGIA, EXPLORATÓRIO INFANTE D. HENRIQUE, IPARQUE, etc.

Na sua vida de glória comprou e reconstruiu uma sede social na cidade, com dignidade, local de muitas e variadas iniciativas, empresariais, culturais, lúdicas e políticas. Comprou e reconstruiu instalações próprias para a realização das feiras, que se realizavam ao longo do ano, no chamado Polo da Relvinha. Promoveu a formação profissional e a requalificação dos seus trabalhadores durante anos, tendo passado pela sua formação milhares de formandos. Em suma, um resumo muito limitado do trabalho desenvolvido ao longo de muitas décadas, mas muito do espólio está retratado no livro dos 140 anos editado pela ACIC em 2003. Um património histórico de um século e meio que não pode ser esquecido.

E para que nem tudo fossem lágrimas, em 2014 preencheu-se o vazio, germinou uma nova Associação a NERC ao qual aderiram muitos dos associados da ACIC, empresas singulares e coletivas e ex-presidentes da ACIC na preocupação de defesa das empresas, dos empresários que somos nós e da região. A NERC estatutariamente insere-se na zona geográfica de 19 concelhos, a coincidir com a zona geográfica da CIM de Coimbra. E tem como objetivo principal promover o desenvolvimento de atividades económicas nos domínios técnico, económico, comercial, associativo e outros.
A NERC na prossecução da sua missão ampliou a representação da região em organismos confederados e faz parte: Da Rede das Associações Regionais da AIP /CCIP, assumindo a Vice-Presidência da Associação Industrial Portuguesa; representa os empresários da Região de Coimbra na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa; faz parte do CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro e faz parte da CCP Confederação do Comércio e Serviços de Portugal.

Na defesa da região, a NERC tem vindo a aplicar a experiência positiva ganha com o trabalho em rede e em consórcio das Associações Regionais da AIP – onde se incluem a AEBB, NERA, NERBE, NERE, NERLEI, NERPOR, NERSANT, NERVIR – bem como das associações constituintes na Região Centro do Conselho Empresarial do Centro, bem como nas redes das associações comerciais a nível nacional constituintes da CCP no sentido de estimular projetos estratégicos em defesa das empresas da região de Coimbra. Além disso, participa em diversos projetos de âmbito comunitário e global em domínios da internacionalização e cooperação empresarial.

Conscientes:
· Que está perdido todo o património edificado da ACIC;
· Que precisamos de trabalhar no sentido de preservar todo o património histórico empresarial, cultural e associativo da ACIC;
· Que a ACIC tem de ser refundada com um novo programa adaptado às realidades atuais, integrando e motivando o mundo empresarial para a necessidade da existência duma associação que os represente e imprima dinamismo à região centro de Portugal. Para isso foram convidados todos os empresários a fazerem a sua adesão. Desta forma, terá que ser elaborado um programa e um plano de ação modernos e serão convidados todos os ex-associados e ex-presidentes da ACIC a formarem o núcleo central da refundação.

Desde já decidimos promover a Instalação do Conselho empresarial da Região de Coimbra, passando a ter a denominação NERC-ACIC – Conselho Empresarial da Região de Coimbra;

E no âmbito dos artigos 31 e 32 dos estatutos da NERC promover a sua instalação fazendo parte da Comissão Instaladora do Conselho Empresarial, além do Presidente, os ex-presidentes e ex-dirigentes da ACIC, os empresários e ex-associados da ACIC (comércio, indústria, serviços e turismo), e ainda personalidades da região que se destacaram na sua vida profissional, académica, social, politica, cultural, empresarial e noutras atividades relevantes do desenvolvimento associativo e empresarial da Região de Coimbra que constam da lista anexa e fazem parte desta ata.
A Comissão Instaladora do Conselho Empresarial será presidida por Victor Manuel Bento Baptista tendo como Vice-presidentes os ex-presidentes da ACIC, José da Costa, José Mariz, Maria Luísa Rodrigues, César Branquinho, José Espírito Santo e Horácio Pina Prata e como vogais os ex-diretores da ACIC;

Ao Conselho Empresarial da Região de Coimbra, desde já aderiram mais de duzentas empresas, por vontade própria que a seguir identificamos, que se constituem em fundadores do Conselho Empresarial de Coimbra, e que constam da lista anexa à presente ata.

E agradecemos aos cidadãos, personalidades da região, que aceitaram o nosso convite para participarem neste projeto, na concretização de um sonho, que para bem de Coimbra tem de ser realidade e que constam da lista que se anexa.

E por último continuar-se-á a promover a adesão de mais entidades e empresas singulares e coletivas sem esquecer as iniciativas e projetos de base nacional e internacional para afirmar o tecido económico e social da região de Coimbra, bem como no prazo de 3 meses apresentar um programa de atividades e um plano de ação.

Por Coimbra – Juntos somos mais fortes.

Voltar ao topo