Estudos e Apoio Técnico
O acompanhamento de assistência técnica e de consultoria, nos domínios jurídico, de gestão e de organização empresarial, assume-se como uma área de grande importância no contexto de dimensão do tecido empresarial da região de Coimbra, caracterizado por pequenas e médias empresas, que por vezes não podem ter técnicos especializados em todas as áreas necessárias ao desenvolvimento adequado da sua atividade.
O Departamento de Estudos e Apoio Técnico da NERC , que tem como lema “Apoio Sólido para Negócios Dinâmicos” tem como objetivo prestar às empresas este apoio.
Assim, o DEAT está disponível para apoiar as empresas em áreas como:
• Informação Técnica (legislação, licenciamentos, marcas e patentes, etc.)
• Apoio Jurídico
• Comunicações
• Energia e Ambiente
• Certificados /Assinatura digital
Além disso, o Departamento tem ainda como função desenvolver ações com vista à promoção do Empreendedorismo e programas de Consultoria Empresarial.
O Apoio Técnico disponibilizado pelo Gabinete Empresa pretende fazer face às exigências do tecido empresarial, com o objectivo de dar resposta às solicitações crescentes por parte das Empresas da Região.
A capacidade de intervenção técnica, desenvolvimento de novos projectos e o reforço de acções, são as preocupações base das linhas de acção deste departamento.
A intervenção do Gabinete Empresa focaliza-se em diferentes áreas, desde o Desenvolvimento Empresarial até à Cooperação, Internacionalização, Promoção de Factores de Competitividade, entre outros.
Alguns dos Serviços prestados:
- Apoio à actividade de gestão das empresas;
- Análise e divulgação de sistemas de incentivos;
- Apoio na elaboração e acompanhamento de candidaturas;
- Apoio à organização de acções de formação para empresários;
- Disponibilização de uma base de dados de emprego e formação;
- Apoio na selecção e recrutamento de recursos humanos;
- Facilitação de canais de comunicação com a Administração Local e Central, de forma a acelerar processos de decisão;
- Apoio à criação e ao desenvolvimento de empresas na região.
Apoio jurídico
Face às exigências do tecido empresarial e com o objectivo de dar resposta às solicitações crescentes por parte das micro e pequenas e médias empresas (PME), a equipa do Departamento procura dar uma resposta no domínio jurídico, de forma a facilitar e apoiar o bom andamento dos processos dos associados.
O apoio ou esclarecimento das questões de âmbito jurídico são apresentadas diretamente nas instalações da NERC. Sempre que se justifique serão marcadas reuniões presenciais para esclarecimento de dúvidas.
Tem como principal objectivo prestar às empresas, associadas ou não, toda a consultoria, quer durante a sua constituição, quer posteriormente no desenvolver da sua actividade, nomeadamente os seguintes serviços:
- Constituição de Sociedades
- Obtenção de Certificados de Admissibilidade de Firma ou Denominação e Cartão Provisório (RNPC),
- Apoio à elaboração de Pactos Sociais,
- Apoio na celebração do Contrato de Sociedade,
- Modificação, extinção e fusão de Sociedades.
- Alteração de Pactos Sociais
- Marcas e Patentes
- Elaboração de Requerimentos e Pareceres
- Mapa de Horário de Funcionamento de Estabelecimentos
- Domínio Laboral:
- Elaboração de Contratos
- Processos de Extinção de Postos de Trabalho
- Consultoria Laboral Geral
Apoio à Internacionalização
Com uma área de atuação geográfica onde predominam empresas de sectores com uma grande vocação exportadora como a cerâmica, vidros, moldes, plásticos e outras que mais recentemente floresceram, a NERC não poderia deixar de ter um serviço que apoiasse as empresas nos seus processos de internacionalização.
A NERC disponibiliza às empresas os seguintes serviços:
• Feiras Internacionais (organização de participações conjuntas);
• Missões Empresariais (participações conjuntas);
• Solicitação de vistos;
• Certificados de Origem;
• Organização de missões individuais a mercados externos – Serviço que coloca à disposição das empresas a organização de visitas individuais a mercados externos. Estas ações serão desenvolvidas numa óptica individualizada e mediante solicitação expressa da empresa.;
• Organização de participações individuais em feiras internacionais – Serviço que disponibiliza às empresas a organização de todas as etapas inerentes à participação numa feira internacional (aluguer de espaço na feira, contacto com fornecedores de stand, viagens e alojamento, promoção, etc.).;
Relações Públicas e Comunicação
Avaliar a perceção dos empresários sobre questões reais que afetam o desempenho económico das empresas e fornecer informação aos vários públicos da NERC, através de diversos canais de comunicação, promovendo a imagem da Associação e dos seus associados é o objetivo do Departamento de Relações Públicas e Comunicação.
Neste contexto o Departamento é responsável por:
• Página da Internet
• Newsletter Electrónica
• Assessoria de Imprensa
• Divulgação e organização de eventos
Qualquer questão sobre esta área pode ser enviada para o email geral@nerc.pt
Certificados de Origem
A NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra, em parceria com a AIP – Associação Industrial Portuguesa, está disponível para apoiar as empresas e empresários da região no âmbito da emissão de Certificados de Origem.
O Certificado de Origem é um documento a ser providenciado pelo exportador junto de entidades específicas, que comprova a origem nacional da mercadoria objeto do mesmo e permite a ambas as partes, exportador e importador, uma isenção ou redução de impostos decorrentes dos acordos internacionais. É fornecido pelo exportador e utilizado pelo importador, para comprovação da origem da mercadoria.
De acordo com a campanha em vigor, as empresas e empresários associados à NERC com dupla filiação à AIP – Associação Industrial Portuguesa beneficiarão de uma redução de preço associada à emissão dos Certificados de Origem que poderá ir até aos 60%. Também em vigor encontra-se ainda a campanha para novos associados da NERC, beneficiando estes da isenção de quotas durante doze meses e de dupla-filiação direta à AIP.
Segundo Horácio Pina Prata, presidente da direção da NERC, esta iniciativa “irá permitir apoiar as empresas da Região de Coimbra em algo fundamental para a sua atividade, disponibilizando este serviço em parceria com a AIP também com condições muito especiais para associados”.
Para mais informações os interessados poderão consultar a NERC através do telefone 239 497 736 ou pelo email geral@nerc.pt.
Formação-Ação para PME
A NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra está a preparar uma candidatura para apoiar a formação nas Pequenas e Médias Empresas no âmbito dos Projetos Conjuntos para Formação-Ação do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI).
Este programa tem previsto como objetivo específico intensificar a a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança, através de:
- Aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas;
- Aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação;
- Promoção de ações de dinamização e sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas.
FORMAÇÃO-AÇÃO
A Formação-Ação é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional, que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução de resultados assentes numa estratégia de mudança empresarial.
Funciona através de uma metodologia em alternância das vertentes Formação (40% do total de horas) e Consultoria (on the job) (60% do total de horas), permitindo atuar ao nível dos formandos, desenvolvendo competências nas diferentes áreas de gestão e ao nível da empresa, procurando aumentar a produtividade, a capacidade competitiva e a introdução de processos de mudança/inovação nas empresas.
BENEFICIÁRIOS
Os beneficiários dos apoios previstos são empresas PME de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, com atividade nas Regiões Norte, Centro e Alentejo.
VANTAGENS
- Elaboração de um diagnóstico e plano de ação;
- Apoio na execução do plano de ação;
- Consultoria individualizada na empresa e formação à medida para gestores e funcionários (excluiu ações de formação para cumprimento da norma comunitária).
INVESTIMENTO
O apoio a conceder tem a contribuição do FSE – Fundo Social Europeu limitada a 90% das despesas elegíveis, excluindo as remunerações dos ativos empregados em formação durante o período normal de trabalho
ÁREAS
Formação-Ação para PME (AIP – Associação Industrial Portuguesa)
- Organização e Gestão;
– Objetivos gerais: Concretizar práticas de inovação organizacional, por via da aplicação de novos métodos organizacionais no negócio ou na organização do local de trabalho; Aplicar métodos de gestão adequados ao contexto global, com enfoque nas áreas Financeiras, Estratégia, Produção, Logística, Marketing e Vendas e Recursos Humanos.
- QASI – Implementação de Sistemas de Gestão (Qualidade, Ambiente, SST, Inovação e Outros)
– Objetivos gerais: Preparar as empresas para a Certificação, segundo referenciais normativos nacionais e/ou internacionais; Otimizar processos, reduzindo não conformidades e ineficiências; Aumentar a visibilidade das empresas e credibilizar a sua atuação junto dos stakeholders.
- Internacionalização;
– Objetivos gerais: Apoiar e capacitar as empresas para o processo de exportação; Desenvolver e aplicar novos modelos empresariais para a internacionalização.
- Economia Digital e Tecnologias de Informação e Comunicação;
– Objetivos gerais: Incluir as tecnologias digitais no quotidiano das empresas; Inovar na forma de comunicar e no acesso à informação dos stakeholders; Reforçar o posicionamento e notoriedade das empresas à escala global (Universo WEB).
- Eco-Eficiência (Eficiência Energética e Utilização Racional de Recursos Naturais);
– Objetivos gerais: Disseminar os princípios de Ecoeficiência e Eco Inovação nas PME; Promover uma cultura de Responsabilidade Social e Ambiental na empresa.
- Gestão Estratégica (Formação para Empresários).
– Objetivos gerais: Capacitar os empresários em novos modelos de negócio e competências de apoio à gestão e à inovação aberta que estimulem parcerias e a cooperação empresarial.
ADESÃO
As PME interessadas deverão manifestar a sua intenção através do envio do Formulário de Pré-Adesão até 20 de maio para o e-mail geral@nerc.pt. A participação só é válida após o registo e autenticação da entidade no Balcão 2020.
Consultar Aviso N.º 07/SI/2016 e Aviso N.º 07/SI/2016 – Alteração 2016.04.22.
A NERC encontra-se disponível para apoiar gratuitamente as empresas no registo do Balcão 2020, consulte-nos.
Mais informações disponíveis no mesmo portal, pelo email geral@nerc.pt ou pelo telefone 239 497 736.