NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra alerta o vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Miguel Fonseca, para que não falte à verdade às Empresas

NERC exige a manutenção e limpeza do espaço público do Parque Industrial de Taveiro e de todos os parques de Coimbra

A NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra, tendo alertado várias vezes a Câmara Municipal de Coimbra para a manutenção destes parques empresariais, e após a resposta, pela comunicação social, do senhor Vereador do Empreendedorismo, Miguel Fonseca, dizendo “que tem assegurado a limpeza do Parque [Industrial de Taveiro]”, realça a necessidade de clarificar a verdade dos factos.

Na sequência da declaração da NERC e da comunicação de resposta dada pelo Senhor Vereador em alguns órgãos de comunicação social, a NERC recebeu várias fotos enviadas por empresas do Parque Industrial de Taveiro, indignadas, onde se verifica que a limpeza e manutenção não está feita pela CM Coimbra e que, inclusive, os passeios continuavam em condições deploráveis.

Não descartando o envio de evidência fotográfica, e para ser feita uma análise mais pormenorizada, a NERC decidiu deslocar-se ao Parque Industrial de Taveiro no sábado passado, dia 26 de outubro, para fazer essa auditoria, tendo sido verificadas situações muito mais graves.

No Parque Industrial de Taveiro, com perto de 58 empresas instaladas, denota-se a falta de manutenção, o desleixo do dia a dia, a falta de limpeza com acumulação do lixo na via pública, os passeios estragados, que tornam a circulação pedestre quase impossível, e a impossibilidade de entrada das empresas nos respetivos lotes.

Esta é a situação atual à data de hoje, sendo uma questão que se tem vindo a arrastar, que se apresenta sem solução, e que causa má imagem a quem visita as empresas nos Parques Empresariais, não dignificando de todo a imagem de Coimbra.

Sendo assim, a NERC reafirma que, após ter sido alertado várias vezes, o Vereador da Economia, Miguel Fonseca, além de faltar à verdade perante as Empresas, nada tem feito desde que tomou posse, deixando condições deploráveis associadas aos parques empresariais (ervas a crescer descontroladamente e passeios intransitáveis para peões), conforme se pode verificar no registo fotográfico, que se anexa, efetuado junto do Parque Industrial de Taveiro no dia 26 de outubro de 2024.

Mais, a NERC reitera que não obteve qualquer resposta do senhor Vereador ou ação para o arranjo dos parques empresariais do concelho de Coimbra. Aliás, é notório que este Vereador nada tem feito nesta área, tanto a nível de apoio a empresas localizadas nestes parques, como por exemplo de Taveiro e Eiras, nem apoiado iniciativas de arranjo dos mesmos, chegando de uma vez por todas, de imobilismo.

Segundo a NERC, que deixou esta necessidade de intervenção urgente em Ata da última reunião do Conselho Estratégico, urge resolver estas situações, sendo que não há qualquer tipo de justificação para a falta de verbas de manutenção dos parques, especialmente do Parque Industrial de Taveiro, quando existe uma má gestão do dinheiro público do senhor Vereador, sem qualquer sentido estratégico.

A NERC, tendo tido conhecimento da decisão, em sessão da Câmara, da alienação do último lote do Parque Industrial de Taveiro, solicita de novo a consignação desta receita para a resolução urgente de intervenção nos espaços públicos do Parque.

A NERC exige que o dinheiro dos contribuintes pagos através dos impostos pelas empresas, como a derrama que entra nos cofres do Município, seja aplicada no apoio às empresas, quer seja através do arranjo dos espaços de localização empresarial, como a limpeza, a manutenção dos espaços comuns, de sinalética e mais importante na verificação das condições de higiene e segurança no espaço público, e segurança contra incêndios nas zonas industriais.

A NERC volta novamente a apelar à Câmara Municipal de Coimbra e seus serviços que tomem medidas urgentes e eficazes para a manutenção contínua do parque industrial, para que todos possam desfrutar de um ambiente industrial limpo, seguro, bem conservado e com boa imagem.

A NERC exorta também as empresas do Parque Industrial de Taveiro, Parque Empresarial de Eiras, IPARQUE, Complexo Tecnológico de Coimbra e outros espaços empresariais a se mobilizarem e enviarem fotos da sua envolvente empresarial para o mail geral@nerc.pt, de forma a mobilizar o envio conjunto de evidências fotográficas, de forma que a Câmara Municipal de Coimbra atue em conformidade.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra alerta o vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Miguel Fonseca, para que não falte à verdade às Empresas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo